© 2023 by Shutter Zone. Proudly created with Wix.com

Curso de Aperfeiçoamento: “OS PROCESSOS DE ESCRITA DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA”

Abrangência: Estadual

Coordenação: Prof. Drª. Morgana Scheller (IFC Rio do Sul/SBEM-SC)

A Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Diretoria Regional de Santa Catarina (SBEM-SC), em parceria com cinco Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina (UFSC, UFFS, UDESC, IFC e IFSC), está oferecendo no ano de 2019, para os seus sócios, um curso gratuito e totalmente a distância. Este curso visa proporcionar subsídios teórico-metodológicos fundamentais para a escrita de textos acadêmicos, nos formatos de relato de experiência, narrativas e relato de pesquisa empírica na forma de artigo científico. Pretende-se incentivar o registro escrito de práticas pedagógicas desenvolvidas pelos Professores que Ensinam Matemática (PEM) no Estado de Santa Catarina.

 

Cabe destacar que a SBEM-SC contará com um espaço no Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática (SELEM), que acontecerá em 2020, em Florianópolis, para a socialização das práticas produzidas e escritas oriundas dessa formação. A participação nesse evento é oportuna, uma vez que o objetivo do SELEM é a discussão de temáticas relacionadas à leitura, escrita e linguagem aplicadas ao Ensino de Matemática, por meio da socialização de pesquisas e de relatos de experiências, buscando também a aproximação com outras áreas do conhecimento.  

Estrutura do Curso

São 7 módulos que se relacionam e se complementam, trazendo tópicos que vão desde a importância da escrita acadêmica, passando pela importância do planejamento e caracterização dos vários gêneros de escrita, até os aspectos que são observados por pareceristas ou comitê científico.

 

O curso é totalmente a distância e está sendo realizado por meio da Plataforma CANVAS. Trata-se de uma plataforma que possui uma interface fácil de usar, simples e que facilita o processo de ensino e de aprendizagem, pois é móvel, aberta e colaborativa. 

Metodologia do Curso

O início das atividades do curso aconteceu em 8 de junho de 2019 e segue o cronograma apresentado abaixo, sempre com as transmissões disponibilizadas na Plataforma CANVAS, a partir das 9 horas. Em cada módulo, haverá, no mínimo, uma hora de exposição pelos professores convidados (no formato de vídeo-aula(s)). Ademais, os ministrantes poderão indicar leituras ou promover fóruns para discussão a fim de melhor aproveitar a carga horária. 

 

Os cursistas devem assistir aos módulos e participar dos fóruns. A atividade final será a produção acadêmica em quaisquer das formas discutidas, atividade esta que computará 40 horas.

 

A carga horária do curso totaliza 100 horas certificadas pela SBEM-SC, em que 60 horas são computadas a partir da carga horária de 10 horas em cada um dos seis módulos e 40 horas são destinadas à elaboração do trabalho final. Não será fornecida certificação com carga horária parcial.